Empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões no ano de 2016 poderão acessar o ambiente de testes do eSocial para envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalho. Elas serão as primeiras a utilizar o sistema para esse fim, mas muitas ainda não estão preparadas para o nível de detalhes que serão exigidos pelo governo federal.

Com o eSocial, as mais diversas áreas da empresa precisarão estar interligadas de forma inteligente, para que nenhum dado seja registrado de forma incorreta e ocasione multas. O Financeiro deverá conversar com o Recursos Humanos, que manterá contato direto com o Administrativo, que precisará estar ciente de todos os processos de Saúde e Segurança do Trabalho, por exemplo. Portanto, contar com o apoio de uma consultoria voltada para SST pode ser a solução que a sua empresa precisa.

Embora essas informações representem apenas 10% do total de dados a serem transmitidos via eSocial, foram os que mais geraram dúvidas durante a implantação do sistema. Não é por acaso que os prazos dos eventos relacionados a SST foram estendidos até janeiro de 2021 – para órgãos públicos e organizações internacionais.

Isso faz com que as consultorias assumam um papel essencial. Elas possuem anos de experiência estudando o eSocial em detalhes para buscar as melhores soluções para cada um de seus clientes. Entendem como funciona cada ponto da legislação – bem como os prazos exigidos –, e podem fazer um diagnóstico completo dos problemas. Uma boa consultoria é aquela que vai mapear todos os possíveis gargalos no preenchimento do eSocial e mostrar qual o caminho adequado a ser seguido.

A Ocupacional é um exemplo disso. Nos últimos anos, nos especializamos nos processos exigidos pelo eSocial e, hoje, podemos oferecer um serviço completo para sua empresa. Cada evento de SST foi sistematicamente analisado por nossos profissionais para entender suas especificidades e, com isso, evitar que a sua empresa seja surpreendida na hora de preencher o sistema.

Por que adaptar a área de SST ao eSocial?

Além de ser uma obrigação legal, o eSocial vem para facilitar o envio de informações ao governo federal. Ele é uma plataforma que permite integrar toda a empresa e não exige nada além do que já está previsto na legislação trabalhista, sendo apenas uma forma mais eficiente de fiscalização dos dados.

Por isso, adaptar a área de SST ao eSocial é fundamental para todas as empresas, das gigantes do mercado até os microempreendedores individuais. O investimento para implantação do sistema é apenas no momento inicial, pois depois o envio das informações passará a ser uma rotina.

Além disso, sabemos que os valores dispendidos em saúde e segurança do trabalho não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimento. Eles contribuem para a redução de acidente do trabalho, diminuem os passivos trabalhistas e gastos com afastamento, melhoram o clima organizacional e fortalecem a imagem corporativa perante os mais diversos públicos. O investimento em SST aumenta a competitividade, a manutenção de clientes e a assinatura de novos contratos. Com o eSocial, tudo isso será facilitado. Isso significa que manter uma boa gestão de SST será fazer um bem para seu negócio.

Vantagens de uma assessória

Se você ainda está em dúvidas sobre os motivos para contratar uma consultoria voltada para Saúde e Segurança do Trabalho, reunimos as quatro principais vantagens para sua empresa:

  1. Conhecimento legal: as consultorias são especializadas em SST, o que faz com que elas conheçam os detalhes da legislação e ofereçam serviços de acordo com as exigências trabalhistas. Isso evita possível passivos e melhora o clima organizacional.
  2. Benchmarking com o mercado: com a experiência adquirida no contato com outras empresas, as consultorias acumulam uma bagagem que será útil na resolução dos seus problemas. Se elas se depararem com um caso conhecido, por exemplo, basta acionar o banco de conhecimentos para encontrar a melhor alternativa.
  3. Profissionais com experiência: uma boa consultoria conta com profissionais capacitados e que têm o conhecimento técnico para propor as melhores soluções em cada caso.
  4. Análise de cenário: saber exatamente o que o cliente precisa e escolher as ferramentas adequadas para resolver os problemas encontrados é o cerne de todas as boas consultorias em SST.